sábado, 9 de abril de 2011

Casal de girafas e filhote é atração no zoológico de Brasília

Após dois abortos da fêmea Yaza, a girafinha Ivelise nasceu saudável e forte.



Por Adriana Lunara


Em dezembro de 1997, o zoológico de Brasília trouxe do Parque Royal Natal, na África do Sul, a girafa macho Léo. Sete anos após a chegada de Léo, a fêmea Yaza trazida da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte veio lhe fazer companhia.


A girafa é um animal selvagem que se destaca pelo seu tamanho e o extenso comprimento de seu pescoço. O casal se adaptou rapidamente ao ambiente do parque. Léo o macho é dócil e Yaza a fêmea mais arisca, porém tem se tornado mais sociável e não foge mais dos visitantes.


Por duas vezes o casal de girafas tentou aumentar a família, mas Yaza não conseguia completar as 15 semanas de gestação. Os filhotes mal formados nasciam com 14 semanas e não sobreviviam.


Na madrugada de 14 de novembro de 2010, nasceu Yvelise, com quase dois metros de altura, cerca de 70 quilos e muito saudável.


Os biólogos do parque, cientes que Yaza tinha dificuldade em gerar filhotes sadios passaram a acompanhar sua gestação. A mamãe girafa recebeu suplementos alimentares e doses de hormônio progesterona para garantir o ciclo gestacional de 15 semanas.
.
O vídeo a seguir, mostra girafas em seu habitat natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário