terça-feira, 12 de abril de 2011

Um dos maiores representantes do cerrado brasileiro está em risco de extinção


por Andressa Oliveira



O Lobo Guará está entre os animais que mais sofrem sérios riscos de extinção. De acordo com pesquisas, feitas com mais de 300 espécies de animais já não existem mais e outras 900 correm o risco de desaparecer.

Da família dos carnívoros, o lobo Guará tem a  pelagem curta de tons variados entre o caramelo e o ferrugem, ele é o maior carnívoro da America do Sul, o rei das selvas latinas.

Ele se alimenta de peixes, aves, capivaras, cutias, além de frutas, mel, insetos e cana-de-açúcar.

Em 1989 o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), divulgou a lista oficial de animais em extinção. De acordo com o instituto restam apenas alguns milhares de lobos guarás ainda em habitat natural, já que com a ocupação desordenada do cerrado, o local onde os lobos vivem, está sendo tomado pelas casas e construções, além das áreas desmatadas para agricultura.

Geralmente é possível encontrar o Lobo Guará no Centro- Oeste, no Nordeste, além de alguns exemplares em Guaratinguetá, São Paulo.

Em outros países, eles estão presentes em áreas protegidas como na Argentina, Bolívia e Paraguai. Sua caça foi proibida no Brasil, apesar de ainda ocorrer incidências desta pratica, o governo tem reforçado a fiscalização nas áreas como a dos Parques Nacional, de Brasília, das Emas, na Chapada dos Veadeiros, entre outros.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário